Le CLEMI

Carte du réseau des coordonnatrices et coordonnateurs du CLEMI

Accueil  >  Le Clemi  >  Pt

Pt

Imprimer la page

Excerto do diploma ministerial de criao do Clemi, 1983

O centro de ligaçao do ensino e dos meios de informaçao tem por missao promover, nomeadamente através de acçoes de formaçao, a utilizaçao pluralista dos meios de informaçao no ensino, a fim de favorecer uma melhor compreensao pelos alunos do mundo que os rodeia, desenvolvendo simultneamente o seu sentido critico.

O seu contacto: Evelyne Bevort

Um centro de ligaçao

Os professores e os profissionais da informaçao encontram-se no Clemi, centro associado ao Cndp (centre national de documentation pédagogique) colocado sob a tutela do Ministério da Educaçao nacional.

Responsaveis dos média, investigadores, actores do sistema educativo (professores, alunos, quadros do Ministério da Educaçao nacional, pais) trabalham em conjunto quer se trate de programas de formaçao, de operaçoes especificas, de trocas ou de coloquios. Lugar de encontro e de confronto, o Clemi oferece a todos os seus parceiros a possibilidade de por em comum reflexoes, experiencias e projectos. Assim, os professores encontram, para la do necessario contacto com os profissionais da informaçao, um local em que podem comparar e enriquecer a sua experiência dos média.

Um centro de formao

A formaçao é uma das actividades fundamentais do Clemi. Abertos ao pessoal da educaçao nacional -desde os infantarios às classes preparatorias das grandes escolas- os estagios de formaçao organizados pelas equipas pedagogicas do Clemi -em Paris, nas regies ou no estrangeiro- fazem intervir jornalistas, responsaveis da imprensa escrita e audiovisual, técnicos profissionais, investigadores e universitarios.
Ateliers pedagogicos, visitas a empresas da comunicaçao social, observaçoes de aulas, conferencias proferidas por investigadores ou por profissionais dos média, equilibram-se em cada formaçao, em funçao de objectivos que se pretendem atingir.


O Clemi organiza para publicos diversos, formaçoes variadas sob a forma de estagios :

  • sobre o conhecimento dos média e dos circuitos da informaçao;
  • sobre a analise critica das mensagens da informaçao (anlise de contedos, leitura da imagem...) ;
  • sobre a produçao de utensilios e mensagens de informaçao (jornal escolar, radio escolar, videograma...) ;
  • sobre certos aspectos especificos da pedagogia dos média (aprendizagens fundamentais, aprendizagens disciplinares, vida escolar e formaçao do jovem cidadao...).

Um centro de documentaçao, uma memoria de jornais escolares

  • O centro agrupa obras sobre o tratamento da informaçao nos média e na escola, em França e no estrangeiro. Centro especializado, guarda, colige e trata os trabalhos pedagogicos : relatorios de experiências (escritos ou filmados) e jornais video de informaçao realizados na aula. Encarrega-se também de recolher as investigaçoes universitarias sobre os meios de informaçao e a escola. O Clemi produz dossiers documentais sobre os média e os jovens, assim como obras especializadas. O conjunto do fundo documental é consultavel no local, sendo necesseria a marcaçao de um encontro com os documentalistas.
  • O Clemi tem por missao oficial acompanhar a produçao de informaçao feita pelos proprios jovens. O Clemi possui a mais importante colecçao de jornais escolares. Estes jornais realizados em meio escolar, do pre-escolar ao fim do secundario, permitem, entre outras coisas, melhor identificar os centros de interesse dos jovens e descobrir uma forma de expresso original. A colecçao agrupa perto de 65.000 jornais para mais de 10.000 titulos, provenientes de França mas também do estrangeiro. Alguns exemplares datam de 1926! Esta colecçao pretende-se viva. Pode ser objecto de investigaçao, de estudos, de artigos de imprensa. Pode também ser consultada, no local, pelos jornalistas juniores.

Um centro de recursos

A situaçao do Clemi é original a varios titulos. Para além do seu papel de ligaçao entre os profissionais dos média e todos os actores da escola, o Clemi intervém junto dos organismos que desejam informar-se sobre os meios de informaçao na educaçao.
O seu conhecimento dos diversos estatutos, realizaçoes, experiências e investigaçoes permite ao Clemi fornecer informaçoes e realizar formaçoes, coloquios, operaçoes especificas...

Actividade editorial

Autor, conceptor, produtor, o Clemi colabora com editores ou em parceria com o Centro nacional de documentaçao pedagogica (Cndp). Os objectivos editoriais visam suscitar e acompanhar a implementaçao de trabalhos na escola sobre a actualidade difundidos pelos média, por à disposiçao dos professores, formadores e estudantes envolvidos em acçoes de educaçao para os média, utensilios que façam a ligaçao entre as abordagens tericas e as praticas em curso.

E com este proposito que o Clemi propoe obras de base sobre o conhecimento dos média, acompanhadas das metodologias e iniciativas pedagogicas possiveis, bem como dos utensilios de analise e de reflexao.

Uma dimensao internacional

A actividade internacional do Clemi constitui um dominio privilegiado pois a educaçao para os média tem necessidade de se enriquecer com as contribuies dos diversos organismos e com as manifestaçoes que têm lugar noutros paises. O Clemi esta em relaçao directa com os seus animadores e responsaveis. Recebe regularmente uma massa importante de informaçoes das diversas estruturas que conduzem acçoes comparaveis no mundo inteiro.

O Centro coordena estudos no dominio da educaçao para os média; organiza seminarios, coloquios, encontros: concebe e operacionaliza acçoes de formaçao, quer em Frana, quer no estrangeiro. Estas tornam-se mais numerosas a cada ano que passa. Algumas acçoes especificas do Clemi realizam-se, na base num trabalho internacional.

Um Conselho de orientaçao e aperfeiçoamento acompanha as acçoes do Centro. Presidido por Jean-Marie Dupont, France3, é composto por sessenta e três personalidades representativas dos poderes publicos, dos agentes e utilizadores do sistema educativo e profissionais da informaçao e da comunicaçao.